quarta-feira, 28 de março de 2012

Reunião do dia 25 de Março de 2012 - "O Fruto do Espírito"

No último Domingo dia 25 de Março tivemos mais uma reunião de celebração da Comunidade da Família Cristã no Centro de Eventos do San Michel Hotel, Convention & Spa. Após um precioso tempo de oração, louvor e adoração, demos continuidade à nossa série de estudos sobre o Ministério do Espírito Santo, em sua parte 9 - "O Fruto do Espírito".

Verificamos em Gálatas 5. 22-23 que o "fruto" (no singular) manifesta-se em 9 atributos de vida, a saber:

1. Amor.
2. Alegria.
3. Paz.
4. Paciência.
5. Benignidade (gentileza, carinho)
6. Bondade.
7. Fidelidade.
8. Mansidão.
9. Domínio Próprio.

A palavra "fruto" aparece no singular porque cremos que, ao contrário dos 9 dons do Espírito, esses atributos não são repartidos a cada um aleatoriamente, mas surgem simultaneamente, de maneira crescente, em cada indivíduo que desenvolve a vida no Espírito. Todos esses atributos vão surgindo ao mesmo tempo como um fruto único; o resultado da correspondência da pessoa à vontade de Deus e à sua inclinação para as coisas do Espírito.


Ministração da Palavra - "O Fruto do Espírito"

Os 9 atributos do fruto do Espírito são como que a outra face da moeda em relação aos 9 dons do Espírito. Ambos são fundamentais e devem operar juntos. Podemos dizer que "Dons do Espírito" estão ligados a "habilidade e poder" e "Fruto do Espírito" está ligado a "caráter e motivação". Por isso é importante que eles caminhem juntos, pois é perigoso poder sem caráter. Deve haver sempre um equilíbrio entre caráter e dons. Pessoas podem mover-se nos dons espirituais mas sem uma motivação correta e até mesmo evidenciando falhas de caráter como soberba, orgulho e ganância. Por isso o equilíbrio entre os dons e o fruto do Espírito é importante para que a edificação da Igreja seja sadia.

Que o Senhor nos leve a entrar cada vez mais não somente na operação dos dons espirituais, mas também na frutificação dos atributos do Espírito. E frutificamos quando nos dedicamos ao estudo das Escrituras, à oração, à comunhão e quando, também, nos submetemos à disciplina.

- Roberto Coutinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário