sexta-feira, 2 de março de 2012

Provados Pela Sua Palavra

"Mandou perante eles um homem, José, que foi vendido como escravo. Cujos pés apertaram com grilhões; foi posto em ferros. Até o tempo em que chegou a sua palavra, A PALAVRA DO SENHOR O PROVOU".
Salmos 105.17-19.
Certa vez Derek Prince fez uma exposição sobre esse versículo mostrando como, muitas vezes, quando Deus nos faz uma promessa ou coloca um sonho em nosso coração, ao invés das coisas se encaminharem nessa direção, é até o oposto o que acontece. Parecem que as circunstâncias conspiram contra esse propósito. Surgem obstáculos e situações que nos levam a achar que a promessa nunca se cumprirá, que Deus falhou ou que talvês nós tenhamos nos enganado sobre o que Ele disse.

José havia recebido um sonho de Deus de que ele seria elevado a uma posição de grande autoridade. Seus irmãos e até seus pais iriam prestar-lhe reverência. Mas o que aconteceu depois? Exatamente o oposto do que Deus havia prometido. Ele foi traído pelos seus irmãos e vendido como escravo para o Egito. E servindo lá no Egito foi mais uma vez injustiçado e acabou, mesmo sendo inocente, acorrentado no fundo de uma prisão.

E como José respondeu a essa situação? Será que ele disse para si mesmo: "Deu tudo errado! A promessa de Deus nunca vai se realizar! Eu sou um fracasso mesmo!" Não creio nisso. Com certeza ele achou tudo aquilo muito difícil de entender, mas toda vez que vemos uma intervenção sua nas escrituras não vemos nele sinais de desânimo ou depressão. Ele parece nunca ter desistido de vencer. O texto acima diz "até o tempo em que chegou a sua palavra, a palavra do Senhor o provou" (no hebraico 'tsaraph', que significa refinar, depurar como no processo de fusão dos metais). A espera pela cumprimento da promessa do Senhor o testou e aprovou. Ele foi provado pela palavra do Senhor.

Assim é em minha e na sua vida. Creio que todos nós temos promessas emocionantes de Deus em nossa vida. Temos sonhos e planos em Deus. Mas o ponto crítico está na distância que existe entre o que somos e o que deveríamos ser. É essa lacuna, esse espaço prático entre o que estamos vivendo e experimentando e o que sabemos que somos chamados para ser é o que testa nossos motivos, nosso caráter e nossa perseverança. Mas Deus usa essa tensão crítica para nos quebrantar e forjar cada vez mais em nós as qualidade que precisamos ter. E assim fortalecer nossa fé, nosso amor, nossa convicção e dependência dele.

Que você não deixe de acreditar em tudo aquilo que o Senhor falou sobre sua vida. Que a sejamos provados pela sua Palavra.

- Roberto Coutinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário