terça-feira, 30 de abril de 2013

Reinando em Vida - Notas de Estudo


Porque, se pela ofensa de um só, a morte veio a reinar por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e o dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo”.
Romanos 5.17


Assim como o pecado de Adão trouxe a abundância de pecado e o sofrimento que temos no mundo, o ato de redenção de Jesus na cruz nos trouxe abundância de vida e vitória. Mas temos que saber como nos apropriar dessa nossa herança.
“muito mais”... o pecado trouxe conseqüências profundas para a vida do homem, mas a obra redentora de Jesus é mais profunda ainda.
 Você está reinando em vida? Ou você é uma pessoa vítima das circunstâncias da vida?
Dois aspectos enfatizados pelas escrituras:
A abundância da graça: o favor imerecido de Deus, que nos libera o poder, o amor e a vida necessária para vencermos qualquer problema ou circunstâncias da vida. E precisamos dela em “ABUNDÂNCIA”.
O dom da justiça: o perdão incondicional de Deus através de Jesus, que nos livra do pecado e da condenação, nos purifica de toda injustiça, e nos torna justos e inculpáveis diante dele.
Somos chamados para “reinar em vida” e não para sermos simplesmente vítimas das vicissitudes da vida, tendo na igreja um “último refugio contra o mundo mau, a nossa última chance ou cartada nessa vida”. Percebem a diferença?

MAS COMO REINAR EM VIDA ATRAVÉS DE JESUS?

O primeiro ponto é que as escrituras dizem que reinamos em vida ATRAVÉS DE JESUS. Veja que não diz que é através de ir a igreja, ou mesmo ler a Bíblia, ou através de uma religião ou filosofia, como podem crer as pessoas. Mas através de  uma pessoa: Jesus. O ponto chave aqui é relacionamento com Ele.
 No Velho Testamento temos os mandamentos do Senhor para os Reis de Israel. Todos aqueles que quisessem ser bem sucedidos em seu reino deveriam cumprir essas ordenanças, para que o Senhor fosse com ele e o abençoasse. Essas ordenanças estão em Deuteronômio 17. 14-20.
Todos aqueles que querem reinar em vida através de Jesus devem também seguir essas admoestações.
Basicamente o texto diz que o rei deveria:
Não multiplicar para si cavalos (poderio militar). Ou seja, a sua confiança não deveria estar em sua própria força, mas no Senhor. Também não devemos confiar em nossa própria capacidade ou força. Precisamos aprender a depender do Senhor, e esperar Nele a direção e as respostas para nossa vida.
Não multiplicar para si mulheres. E o versículo mesmo nos dá o motivo desse mandamento: “para que o seu coração não se desvie”. Nada tem um potencial tão grande para desviar o nosso coração do Senhor e o seu Reino, do que os nossos sentimentos e carências emocionais. Devemos ter muito cuidado com essa área de nossa vida: os solteiros, casados, jovens, velhos, não importa. Essa é a causa da queda e esfriamento espiritual de muitas pessoas na igreja.
Meditar na Palavra de Deus todos os dias da vida. O rei deveria transcrever as escrituras e depois ter esse livro consigo e lê-lo todos os dias da vida. Para que ele conhecesse a vontade e os princípios de Deus, e nunca se esquecesse de aplicá-los em todos os aspectos de sua vida e da nação. Nós também devemos meditar todos os dias na Palavra de Deus, para que a conheçamos e façamos aplicação prática e pessoal de seus princípios no dia-a-dia. Não há como reinarmos em vida sem aplicarmos a Palavra à nossa vida prática. Não há como reinarmos em vida sem obediência.   
Pastor Roberto Coutinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário