segunda-feira, 29 de abril de 2013

Discipulado


“Portanto, ide e fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado. E certamente estou convosco todos os dias, até a consumação do século”.

Mateus 28.19-20

No Novo Testamento a palavra “discípulo” é traduzida do grego “mathetes”, e aparece mais de 269 vezes. Ela significa alguém que está ao lado de um mestre para ser treinado e formado por ele. E o fato central aqui é que Jesus ordenou a Igreja a ir fazer discípulos e não adeptos ou membros de Igreja. E discípulo é mais do que um adepto, um simpatizante ou mesmo um membro de Igreja. Você pode ser um membro ativo de uma Igreja e, no entanto, não ser um discípulo.

Creio ser preciso entendermos melhor o que é discipulado. Não é um mero estudo bíblico ou ensino de doutrinas e teorias. Não é fundamentado na transmissão de informações, mas na formação. Formação de vida, caráter e conduta.

Se fizermos uma comparação entre estudo bíblico e discipulado creio que isso nos ajudará a entender o que é uma e outra coisa:

Estudo Bíblico
Discipulado
Transmissão de conhecimento
Transmissão de vida
Foco na informação
Foco na formação
Ênfase teórica
Ênfase prática
Formal
Informal
Impessoal
Pessoal
Ênfase nas informações
Ênfase nas perguntas
Ensina regras
Ensina princípios
Desenvolvido em classes
Desenvolvido em relacionamentos

Como se pode observar na comparação acima, o discipulado é um passo além do estudo bíblico em termos de intimidade e transparência. O estudo bíblico é bom e necessário, até porque não podemos ser discípulos de todos, mas o discipulado é uma metodologia de ensino íntimo e pessoal que tem não somente o objetivo de nos ensinar, mas nos formar. Na verdade podemos dizer que o discipulado é um relacionamento pessoal cujo objetivo é a transferência de vida, experiência e princípios.

Características do Discípulo de Jesus

É necessário ter uma atitude correta e certos valores para se tornar um bom discípulo de Jesus, e as escrituras nos fornecem alguns elementos que devem estar presentes em nós para que possamos crescer no contexto do discipulado:

1. Compromisso com a vontade de Deus. Mateus 16.24
2. Submissão ao Senhorio de Jesus. Lucas 14.26 e 33.
3. Perseverança. João 8.33
4. Amor. João 13.35
5. Humildade (coração ensinável). Mateus 11.29.
6. Estar com Jesus. Mateus 10.1; Marcos 3.13; Lucas 6.12-13.
7. Dar frutos. João 15.8

Continuaremos a analisar essas características e também outros aspectos do discípulo do Senhor.

Pastor Roberto Coutinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário