terça-feira, 30 de abril de 2013

A Origem do Novo Homem - Notas de Estudo


“Jesus respondeu e disse-lhe: na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”
João 3.3

O “novo homem” é o resultado de um processo espiritual que as escrituras chamam de “novo nascimento”. Esse processo ocorre na vida de todos aqueles que recebem a obra redentora de Jesus. (João 1. 12-13).
Sem o novo nascimento não podemos ver (entender) o reino de Deus e nem entrar nele. (João 3. 3-6). Essa é a base e a origem da nossa nova vida com Cristo, o novo nascimento, que inicia em nós o processo de despojar-se do velho homem e revestir-se do novo.  
Etapas da criação do novo homem
1.    Crer em Jesus Cristo e receber sua obra redentora (João 1.12-13)
2.    Ser batizado. (Romanos 6. 4; Colossenses 2.12)
3.    Receber o Espírito Santo. (João 3. 5-6)
4.    Permanecer (estar) em Jesus. (2 Coríntios 5.17)
Gálatas 6. 15: O novo nascimento é tão importante que as escrituras dizem que a religiosidade em si, por si só, não tem valor algum, mas sim o ser uma “nova criatura”, referindo-se ao novo nascimento e o novo homem.
Contrastes entre o velho e o novo homem
Colossenses 3. 1-17:
vv 1-4: a fonte de nossa nova vida está em Cristo, em Deus.
vv 5-7: o conselho de Deus quanto ao velho homem é claro: mate-o!
Características primárias do velho homem: prostituição, impureza, afeição desordenada (paixão), vil concupiscência e avareza, que é idolatria.(v5)
Características secundárias do velho homem: ira, cólera, malícia, maledicências, palavras torpes e mentiras. (vv 8-11)
Geralmente o cristão se livra das características primárias mais facilmente, mas as secundárias já são bem mais trabalhosas, e exigem um processo mais doloroso de cura.
vv 12-17: características do novo homem: coração compassivo, benignidade, humildade, mansidão, longanimidade, perdão, amor, paz, sabedoria e gratidão. 

Que o Senhor nos ajude a despojar-nos do velho homem e revestir-nos do novo!

Pastor Roberto Coutinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário