segunda-feira, 8 de abril de 2013

Intimidade com Deus

“Sabemos que o conhecemos, se obedecemos aos seus mandamentos. Aquele que diz: “Eu o conheço”, mas não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele. Mas, se alguém obedece à sua palavra, nele verdadeiramente o amor de Deus está aperfeiçoado. Desta forma sabemos que estamos nele. Aquele que afirma que permanece nele deve andar como ele andou”.    
1 João 2.3-6.

A principal característica de um verdadeiro relacionamento com o Senhor é a intimidade. Sem intimidade com Deus a vida cristã perde o conteúdo e o sentido. E o texto acima de 1 João 2.3-6 nos adverte que podemos estar enganados a respeito de nosso andar com Deus. Podemos pensar que o conhecemos e que estamos nele, mas estarmos equivocados. O Apóstolo faz uma análise de causa e efeito demonstrando quais são as evidências de um caminhar correto com o Senhor:

Conhecer a Deus:        à Obediência aos seus mandamentos.
Estar nele:                   à Andar como Ele andou.

Nossa verdadeira condição com Deus é testada pelos nossos atos e pela forma como caminhamos. É o princípio do fruto como evidência da condição da árvore (Mateus 7.16). O ponto crucial aqui é que podemos estar enganados sobre a nossa verdadeira posição. Devemos analisar constantemente nossa vida, nossos atos e nosso procedimento para discernirmos se estamos caminhando adequadamente ou não.

Mas o texto também nos aponta a chave para um verdadeiro relacionamento com o Senhor no versículo 5: ...“Mas, se alguém obedece à sua palavra, nele verdadeiramente o amor de Deus está aperfeiçoado”. O que traz obediência à sua palavra? O amor Dele aperfeiçoado em nós. É através de experimentarmos o seu amor, e permitirmos que ele seja aperfeiçoado em nós. É quando estamos cheios e imersos no amor de Deus é que somos conduzidos ao verdadeiro caminho da obediência. É o ponto que nos traz equilíbrio e realidade interior: o amor de Deus aperfeiçoado em nós.

Mas o que significa ter o amor de Deus “aperfeiçoado” em nós? Creio que todos que fomos alcançados por Jesus fomos alcançados pelo amor de Deus. Mas nem todos desenvolvem esse amor em seu interior. Esse amor somente se desenvolve em nós através de relacionamento e intimidade com o Senhor. Todo amor somente é nutrido através de intimidade e relacionamento. E é assim também com relação ao amor do Senhor em nossa vida. Se não gastamos tempo com Ele, em um relacionamento íntimo e pessoal, o amor dele não é aperfeiçoado em nós, e descambamos por um de dois desvios possíveis: a Religiosidade ou o Mundanismo

Veja no diagrama abaixo uma representação desses dois tipos de desvios possíveis da intimidade com Deus (Extraído de um estudo feito por Bob Mumford, chamado "Agape Road"):





Religiosidade: prática exterior sem substância interior. Aparência. Frieza. Tentar obedecer a Deus sem intimidade com Ele. Tende a extremismo e apego exagerado a doutrinas.
Mundanismo: permanecer na igreja sem sair do mundo. Ter uma vida em duplicidade, tanto na igreja como no mundo. Tende a uma vida sem testemunho e vitória.

Que o Senhor nos ajude a andar em intimidade com o Pai e experimentarmos o caminho do verdadeiro crescimento!

Pastor Roberto Coutinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário