Quando vivemos de qualquer forma, ao léu das circunstâncias, nossa vida perde o sentido e a substância. Ninguém, no fundo, é feliz se não estiver vivendo por algo que tenha valor. Por algo maior. E quando vivemos assim percebemos que surgem princípios, ou valores, que passam a nortear nossa vida, pois temos um rumo, um desígno, um alvo a ser alcançado. Deixamos de viver uma vida meramente casual, um dia após outro, e passamos a ter uma bússula interior que nos aponta o caminho onde devemos andar, como o instinto migratório das aves e dos guinus, que os impulsionam misteriosamente pelas suas rotas de migração. E assim deve ser também nossa vida agora, como filhos de Deus.
Mas talvez você gostaria de ter algumas diretrizes e valores mais práticos para nortear sua vida. Me parece razoável. E, na verdade, o apóstolo Paulo já nos fez essa gentileza em Romanos 12.9-21. Vou transcrever esse texto logo abaixo, na versão NTLH (Nova Tradução na Linguagem de Hoje) para que fique mais penetrante e atual para você. Leia, atentamente, sem pressa, e deixe essas palavras entrarem em seu coração, e faça delas valores e diretrizes as quais você é chamado para seguir. Vamos lá:
"Que o amor de vocês seja não fingido. Odeiem o mal e sigam o que é bom. Amem uns aos outros com o amor de irmãos em Cristo e se esforcem para tratar uns aos outros com respeito. Trabalhem com entusiasmo e não sejam preguiçosos. Sirvam o Senhor com o coração cheio de fervor. Que a esperança que vocês têm os mantenham alegres; agüentem com paciência os sofrimentos e orem sempre. Repartam com os irmãos necessitados o que vocês têm e recebam os estrangeiros nas suas casas. Peçam que Deus abençoe os que perseguem vocês. Sim, peçam que ele abençoe e não que amaldiçoe. Alegrem-se com os que se alegram e chorem com os que choram. Tenham por todos o mesmo cuidado. Não sejam orgulhosos, mas aceitem serviços humildes. Que nenhum de vocês fique pensando que é sábio! Não paguem a ninguém mal com o mal. Procurem agir de tal maneira que vocês recebam a aprovação dos outros. No que depender de vocês, façam todo o possível para viver em paz com todas as pessoas. Meus queridos irmãos, nunca se vinguem de ninguém; pelo contrário, deixem que seja Deus quem dê o castigo. Pois as Escrituras Sagradas dizem: Eu me vingarei, eu acertarei contas com eles, diz o Senhor. Mas façam o que diz as escrituras: Se o teu inimigo estiver com fome, dê comida a ele; se estiver com sede, dê água. Porque assim você o fará queimar de remorso e vergonha. Não deixem que o mal vença vocês, mas vençam o mal com o bem."
Não é preciso dizer mais nada, não é? Será que sua vida, a de sua família e a própria Igreja, seriam melhores, se vivêssemos mais desses valores? Sei que muitos deles são extremamente desafiadores para nossa natureza humana. Mas são princípios transformadores. Que tal experimentá-los, cada vez mais, em nossa vida?
- Roberto Coutinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário