segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Devocional da Semana

ABRAÇANDO A CORREÇÃO!

"O que repreende o escarnecedor, toma afronta sobre si; e o que censura o ímpio recebe a sua mancha. Não repreendas o escarnecedor, para que não te odeie; repreende o sábio, e ele te amará".

Provérbios 9.7-8

A leitura bíblica de hoje, para aqueles que estão participando da nossa campanha de leitura da Bíblia em 1 ano, contém esse precioso texto de Provérbios 9.7-8. Ele trata de uma questão bastante prática em nossa vida do dia-a-dia: como nós recebemos as correções que, eventualmente, nos são feitas? Como você reage quando é corrigido?

O texto ressalta claramente a diferença de reação, perante a correção, que têm o ímpio e o sábio: o primeiro, com afronta, procurando manchar quem o quer corrigir ou mesmo odiando-o. Já o sábio, diz o texto, ama àquele que o corrige.

Não creio que o significado de amar aquele que o corrige seja o de ficar alegre cada vez que você recebe uma correção. Seria bizarro e até mesmo soaria ridículo se alguém, ao ser corrigido, saisse dizendo: "Nossa que bom! Acabei de receber uma correção, que gostoso!". Não é isso que o texto sugere. Toda correção confronta nosso ímpeto, nossa vontade, e é, em um primeiro momento, negativa. Ela traz uma sensação de confronto interior com a nossa própria vontade e orgulho. Ele diz que o sábio ama "aquele" que o corrige. O sábio sabe abraçar a correção. Ele reconhece o valor e a importância dela. Ele absorve o seu impacto e abre o seu coração para aprender a lição que está recebendo. Ele sabe que esse é o verdadeiro caminho do crescimento.

Sem correção, vindo de pessoas que nos amam, ou que sejam mais experientes e sábias do que nós, nosso crescimento é, na melhor das hipóteses, lento. Na maioria dos casos ele acaba nem vindo. E não é raro vermos pessoas que, mesmo em sua velhice, não aprenderam algumas lições básicas da vida. Me vem à mente aquela imagem de um senhor aposentado, sentado na praça, com seu gênio intratável, respondendo mal para as pessoas, bebendo ou não se deixando ser amado. Ele envelheceu, mas não amadureceu. Quanta tristeza!

Como você recebe a correção? Como o ímpio, ou como o sábio? A resposta a essa pergunta pode definir o tipo de pessoa que você é e, também, a que irá se tornar no futuro. Mais vale uma pessoa que o ama e diz a verdade, e o corrige, do que mil que o bajulam, e contemporizam com seus defeitos e atitudes erradas, e não te propôe o caminho do crescimento.

- Roberto Coutinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário