segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Devocional da Semana


Esmagados Pelo Tempo!

“Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vou aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.  Mateus 11.28-30.

Vivemos em um tempo de esmagamento. Pressa, ansiedade, compromissos, sobrecarga de trabalho e até mesmo estafa (cansaço extremo que afeta outras áreas de nossa vida, inclusive saúde). Se não tomarmos cuidado seremos engolidos por um monstro de compromissos e responsabilidades que nós mesmos criamos para nós. E nossa vida se esvai. Nosso tempo passa. E nossas realizações deixam de acontecer.

É inevitável grande parte dos compromissos e responsabilidades que temos, que exigem muito de nós e nos deixam cansados e fadigados muitas vezes. Mas creio que o segredo está no DESCANSO. E não apenas o descanso físico, que é o mais fácil e simples de obter, mas sobretudo o descanso mental, emocional e espiritual.

Devemos entender que nós, que amamos e seguimos a Jesus, temos o descanso que Ele nos dá. O texto acima fala dele. E a orientação que Ele dá é: “Vinde a mim!”. E esse é um convite para um relacionamento íntimo e pessoal com Ele. Não é simplesmente ir à Igreja. Ele não disse “Ide ao Templo!”, mas ele disse “Vinde a mim!”. Muitas pessoas vão à Igreja, mas não estão em uma comunhão íntima, constante e de qualidade com Jesus, e mesmo assim estão cansadas. Outras, em uma situação pior ainda, desanimam-se e deixam até mesmo de ir às reuniões, onde poderiam encontrar renovação e refrigério na comunhão, no compartilhar da Palavra, nas orações e no louvor.

Outro aspecto importante aqui é a questão da administração do tempo. O tempo é escasso, e por isso mesmo precisa ser muito bem administrado. Precisamos separar tempo para as coisas realmente importantes na vida: família, vida espiritual, instrução e lazer. Enquanto descansamos podemos ler um livro que nos edifica, praticar um robby que nos renove e descanse a mente, ir para um local de descanso em família, etc. E sempre sensíveis ao amor de Jesus, permitindo que Ele nos fale, console e guie em todo tempo. Tomando sobre nós o seu jugo, que é suave, e o seu fardo, que é leve. E Ele nos promete: ...“encontrareis descanso para as vossas almas”...

O que mais nos cansa e traz desânimo é uma vida sem significado. Corremos, cansamos e nos fatigamos, e parece que nossa vida está escorrendo pelos vãos de nossos dedos, e não tem um significado maior. Seguem abaixo alguns textos que nos orientam quanto ao cansaço:

Provérbios 23.4-5: “Não te canses para enriqueceres”... Não vale a pena queimar a nossa vida, e passar por cima das suas coisas importantes para obter riquezas. Enriquecer, por si só, não é um projeto de vida bom o bastante. (Leia Lucas 12. 15-21).

Salmos 90.9-10: Nossa vida é breve, e passa rapidamente. O tempo é um bem finito e não recuperável. Um minuto que se passou, passou e não volta mais. Temos que usar bem nosso tempo e não deixar de aplicá-lo nas coisas importantes, antes que não tenhamos mais vigor para fazê-las.

Isaías 40.30-31: “Até os jovens se cansam e se fadigam... e os jovens tropeçam e caem... mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças”... Se não nos cuidarmos, até mesmo os jovens vão se cansar, tropeçar e cair. Mas se esperarmos no Senhor renovaremos nossas forças. Correremos e não nos cansaremos. Caminharemos e não nos fadigaremos.

Gálatas 6.9: “Não nos cansemos de fazer o bem”... até mesmo fazer o bem, se não for feito com entendimento e perseverança, pode nos levar ao cansaço e desânimo, enquanto os resultados não chegam. E n poucas coisas são mais perigosas do que cansar de fazer o bem, cansar-se de uma vida correta e que aparentemente não traz resultados.

Princípio do Descanso

Em Gênesis 2.2-3 lemos que Deus descansou no sétimo dia e o abençoou, pois nele descansou de toda a obra que fizera. Ele se regozijou naquilo que Ele havia feito. E nós, que fomos criados à sua imagem e semelhança precisamos aprender esse princípio. Creio que Deus descansou não porque estivesse exausto de criar o mundo, mas porque Ele se alegrou com aquilo que havia feito. Nós, geralmente, descansamos mal e não estamos satisfeitos com aquilo que fizemos. Mas precisamos aprender a descansar. Nossa natureza necessita de renovação, encorajamento e alegria.

Marcos 6.31-32: “Vinde vós, aqui à parte, a um lugar deserto, e repousai um pouco. Porque havia muitos que iam e vinham, e não tinham tempo para comer. Então foram sós num barco para um lugar solitário”. É Jesus aqui ensinando aos discípulos esse mesmo princípio do descanso. Eles estavam empolgados e não paravam de trabalhar, nem para comer. Mas Jesus os orientou a descansar, em um local deserto e tranqüilo. Precisamos praticar isso constantemente, e sempre na companhia de Jesus.

Que o Senhor nos ensine a sabedoria desses princípios!
- Roberto Coutinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário