sábado, 17 de agosto de 2013

TIAGO - PARTE 7: A DIREÇÃO DE DEUS

"Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros. Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por um instante e logo se dissipa. Em vez disso, deveis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isso ou aquilo. Agora, entretanto, vos jactais das vossas arrogantes pretensões. Toda jactância semelhante é maligna".

Tiago 4.13-15

Em nosso último estudo vimos o poder da vontade e como ela pode nos levar para longe de Deus. Agora, precisamos entender que Deus tem sempre uma direção para nós, que devemos conhecer e andar nela.

Onde você está, o que você é e para onde você está indo é o resultado de seus próprios planos ou o resultado do seu andar na direção de Deus? Seu trabalho, a cidade onde vive, o que você estudou ou está estudando, o que ocupa o seu tempo, sua atenção e energia, estão em linha com a direção de Deus? Em resumo: VOCÊ ESTÁ SEGUINDO A DIREÇÃO DE DEUS?

Como você decide a direção que tomar em sua vida?
O texto acima de Tiago 4.13-15 traz um confronto entre o que poderíamos chamar de abordagem de vida centrada em nossas próprias pretensões x abordagem de vida centrada na direção de Deus. Não é uma questão apenas retórica, religiosa e de jargão espiritual, mas uma questão absolutamente prática, que diz respeito ao eixo em torno do qual orientamos nossa vida: nossos alvos, nossos planos e nossas decisões. E ele ensina que não há espaço para neutralidade nessa questão. Ou estamos seguindo nossas próprias pretensões arrogantes ou estamos seguindo a direção de Deus. E mais do que isto: afirma também que a jactância humana em torno de nossas próprias pretensões é maligna (provém do inimigo). 

Muitas pessoas que vão à igreja, professam sua fé em Cristo e mantém uma prática religiosa regular, o fazem sem abdicar do controle total de suas pretensões, planos e decisões. Não submetem-se a nenhuma forma de busca objetiva da vontade e direção de Deus. Elas mantém o monopólio das suas decisões e não buscam aconselhamento ou alguma forma de orientação junto a seus líderes, pessoas mais maduras e nem, muito menos, de Deus diretamente.

No entanto, veja o que diz Romanos 8.14:

"Porque todos que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus".

Ser guiado pelo Espírito de Deus é a nossa marca como filhos de Deus. Mas por que é tão importante assim seguirmos a direção do Senhor? Creio que podemos enumerar, pelo menos, as seguintes razões:

1. Porque Ele tem um plano para cada um de nós. Efésio 2.10.
2. Porque Ele sempre sabe o que é melhor para nós. Romanos 12.2.
3. Porque Ele conhece as consequências de nossas decisões no futuro. Tiago 4.14.
4. Porque ser guiado por Deus nos leva a permanecer para sempre. 1 João 2.17.

Gostaria também de compartilhar um princípio nas escrituras que nos é revelado em, pelos menos, três textos:

1. Jonas 1.1-3: Jonas fugiu "da presença do Senhor", e foi para Társis.
2. Gênesis 4.16: Caim saiu "da presença do Senhor", e foi habitar na terra de Node.
3. Gênesis 17.1: Deus manda Abrão a andar "na sua presença" e ser perfeito.

O que podemos inferir a partir desses três textos? Sempre que alguém tomava uma direção contrária à vontade de Deus, as escrituras dizem que essa pessoa fugiu, ou saiu, da "presença de Deus". E quando Abrão é convidado a andar na direção de Deus para sua vida é usado o termo "anda em minha presença". Portanto, podemos concluir que andar na direção de Deus é o mesmo que andar na sua presença: com sua cobertura, proteção e benção. Quando saímos da sua direção, porém, saímos da sua cobertura, proteção e deixamos de atender os requisitos necessários para recebermos suas bençãos.

Você pode "estar" na presença de Deus quando vai à igreja, participa de uma reunião de oração ou participa de um tempo precioso de louvor e adoração. Mas você "anda" na presença de Deus quando vive em obediência à sua palavra e direção.A presença do Senhor em sua vida está onde Ele apontou você para ir e estar. É como a nuvem de dia e a coluna de fogo à noite, quando o povo peregrinava no deserto. Se você quisesse andar na presença de Deus, então precisava ir para onde a nuvem e a coluna de fogo iam.

Muitos cristãos querem ser abençoados, participam de campanhas e correntes de oração, mas não andam na direção de Deus, são desobedientes e não a seguem. Vagam por aí sem cobertura e proteção de Deus. Consequentemente, não desfrutam das bençãos decorrentes e vivem abertos aos ataques e investidas do inimigo. Perdem o melhor de Deus e vivem em desânimo e derrota. 

E você, irmão? Vai abraçar a direção de Deus para sua vida, ou vai fugir para Társis?

Portanto, podemos enunciar aqui o seguinte princípio:

"A presença ativa de Deus está onde Ele disse para estarmos".

Creio que podemos dividir a presença de Deus, em nossa experiência, em três níveis:

1. Presença Inconsciente:
Ocorre na vida de todos, que em geral nem têm consciência dela. É fruto da onipresença de Deus.

2. Presença Sensitiva:
Para quem se relaciona com Ele. É a presença de Deus que sentimos na oração, na adoração, na meditação e nas escrituras, etc. É a sua presença sensitiva.

3. Presença Ativa:
Para quem anda na sua direção, em obediência. Deus não somente está presente mas atuando diretamente em nossa vida.

Quando andamos na direção de Deus, temos a sua presença ativa.

Roberto Coutinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário