domingo, 11 de agosto de 2013

TIAGO PARTE 6: O PODER DA VONTADE

“De onde procedem as guerras e contendas que há entre vós? De onde, senão dos prazeres que militam na vossa carne? Cobiçais e nada tendes; matais, e invejais, e nada podeis obter; viveis a lutar e a fazer guerras. Nada tendes, porque não pedis; pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres”.

Tiago 4.1-3

A frase "dos prazeres que militam na vossa carne", no versículo acima, poderia ser substituída pelas palavras "das suas vontades". A vontade do homem é a mola propulsora das suas ações e comportamento. Portanto, é uma área que necessita da ação direta da graça de Deus para que possamos ter vida que agrada ao Senhor.

A vontade não é apenas um sentimento. Ela é um vetor: possui intensidade e direção. E está sempre nos levando a algum lugar. Onde vamos chegar e que resultados iremos atingir dependem, em grande medida, da direção de nossas vontades. A questão crítica que se coloca aqui é: para onde suas vontades estão levando você?

Em Gênesis 4.6-7 temos a seguinte afirmação do Senhor:

"Então, lhe disse o Senhor: Por que andas irado, e por que descaiu o teu semblante? Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo".

Conhecemos a história e o que acabou acontecendo: Caim se levantou contra Abel, por inveja, e o matou. Vemos aqui que a vontade do homem caído pode levá-lo a cometer as maiores insanidades. Ela é forte, e o homem caído nem sempre é capaz de controlar seus desejos e vontades. Concluímos, portanto, que uma das principais características do novo homem, restaurado pelo evangelho, é a de ter a sua vontade transformada de acordo com a vontade de Deus, pela graça e operação do Espírito Santo. Nossos desejos contrários à sua vontade precisam ser tocados e transformadas por Ele, se quisermos viver uma vida que o agrade. E isso é algo sobrenatural. É o milagre da transformação pela Graça de Deus.




Esta ação transformadora da nossa vontade está disponível para nós hoje. Veja o que Paulo escreve em Filipenses 2.13:

"porque Deus é quem opera em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade".


A Graça de Deus opera em nossa vida transformando nossa vontade, alinhando-a com a vontade de Deus, e nos colocando no caminho da vitória pessoal sobre o pecado. Mas esse não é um processo automático. Precisamos estabelecer as condições para que essa ação transformadora tome lugar em nossa experiência. Mas quais são essas condições?

Sem querer ter a pretensão de ter uma resposta completa a essa pergunta, gostaria de sugerir que essas condições envolvem pelo menos três atitudes:

1. Quebrantamento (Tiago 4.8-10): significa uma atitude de arrependimento, humildade e dependência do Senhor.

2. Renúncia (Lucas 22.42): decisão verbalizada de abrir mão de sua vontade em favor da vontade de Deus. É muitas vezes verbalizar essa decisão mesmo contra nossa vontade, como foi no caso de Jesus no Getsêmani. Essa verbalização é pouco praticada pelos cristãos hoje em dia. Ma ela é bíblica e tem o poder de trazer transformação para a área em foco de nossa vida.

3. Consagração (Romanos 12.1-2): a vida cristã não é apenas de quebrantamento e renúncia. Ela é ativa e dinâmica, através da nossa dedicação a fazer aquilo que sabemos ser da vontade de Deus. Isso é consagração: direcionar nossas ações e atitudes para o centro da vontade de Deus.

Que o Senhor nos ajude a trilhar o caminho do crescimento e da transformação de nossa vontade, para que ela se torne cada vez mais agradável a Ele!

Roberto Coutinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário