sexta-feira, 7 de junho de 2013

TIAGO - PARTE 3: A ANATOMIA DO PECADO

"Bem aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam. Ninguém, ao ser tentado, diga: sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta. Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando essa o atrai e seduz. Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte". 
Tiago 1.12-15

As palavras "provação" e "tentação" são a mesma no original grego. Elas são traduzidas da palavra "peirasmos", e ora é traduzida como "provação" e ora como "tentação". Significa também "testar, avaliar". O que nos chama a atenção no texto acima de Tiago é a sua afirmação tácita de que, ao sermos tentados, não devemos dizer que somos tentados por Deus - porque Deus não pode ser tentado pelo mal e Ele mesmo a ninguém tenta. E, de imediato, vamos enfrentar uma aparente contradição nas escrituras e extrairmos daí uma primeira conclusão.

A Aparente Contradição

Em Gênesis 22.1 temos seguinte afirmação:

"Depois dessas coisas provou (peirazo) Deus a Abraão e lhe disse: Abraão! Este lhe respondeu: Eis-me aqui".

Temos aqui, portanto, uma aparente contradição nas Escrituras. Tiago afirma que não somos tentados (peirazo) por Deus e, no texto acima, temos que Deus "provou" (peirazo) a Abraão! Como explicarmos isso?

A Língua Portuguesa nos proporcionou uma vantagem em relação a essa questão porque, por algum motivo, nós temos uma palavra para "peirasmos" que tem uma conotação positiva - "PROVAR" - e outra que tem uma conotação negativa - "TENTAR". A primeira tem o sentido positivo de "avaliar, testar com o objetivo de aperfeiçoar" e a segunda tem um sentido negativo de "desafiar, induzir, com o objetivo de vencer, envergonhar e condenar". Ambos são testes, mas têm objetivos bem opostos: um o de gerar crescimento; o outro, de gerar condenação.

Deus permite que sejamos "provados" para nos trazer crescimento. Mas Ele a ninguém "tenta", como explicou Tiago, porque Ele não pode ser tentado pelo mal e Ele mesmo a ninguém tenta. Mas o inimigo das nossas almas se incumbe disso, pois estamos em uma guerra espiritual onde uma de suas principais armas contra nós é a tentação: provas que tem o objetivo de nos derrubar e gerar condenação. Percebem a diferença?


Temos um exemplo claro disso nas Escrituras em Jó 1.6-12. Vemos que houve Deus permitiu que Satanás lançasse uma série de ataques e testes contra Jó para que ficasse estabelecido se ele era fiel mesmo a Deus ou não. As duras provações foram estabelecidas na vida de Jó, mas os objetivos de Deus e de Satanás eram opostos: Deus queria demonstrar e aperfeiçoar a fidelidade de Jó. Satanás queria derrubá-lo de sua fé e o condenar. As provações foram permitidas por Deus, mas as tentações foram lançados por Satanás - exatamente como se dá em nossa experiência cristã.

Em Mateus 4.1 lemos:

"A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado (peirazo) pelo Diabo".

Quem o levou ao deserto? O Espírito Santo (Deus). Para quê? Para ser tentado pelo Diabo.


Os Estágios da Tentação e do Pecado

Outro ensino muito importante de Tiago nesse assunto é o que podemos chamar de "estágios da tentação e do pecado", através dos quais podemos entender como as tentações nos levam a pecar. Nessa análise podemos constatar do que o pecado é constituído e como ele opera em nós. Podemos descrever o que estou chamando aqui de a "Anatomia do Pecado", ou seja, quais são as suas facetas e partes constituintes. Se soubermos como ele opera, será mais fácil também entendermos como vencê-lo.

O texto de Tiago 1.14-15 nos mostra os seguintes estágios que nos levam a pecar através das tentações:

1. Atração: ..."cada um é tentado pela própria cobiça, quando essa o atrai"...
2. Sedução: ..."e seduz"...
3. Concepção: ..."Então, a cobiça, depois de haver concebido"... 
4. Consumação: ..."dá a luz ao pecado; e o pecado, uma vez consumado"...
5. Conseqüência: ..."gera a morte".

Mas como vencer as tentações? Para vencer as tentações temos que eliminá-la já em seu primeiro estágio de atuação: a atração. E a Bíblia nos traz algumas orientações sobre como nos manter imunes à atração do pecado:

1. Vigiar e Orar:
Mateus 6.3; Marcos 14.31; Lucas 22.40.

2. Andar em espírito:
Gálatas 5.16.

3. Desviar-se do mal (proteção passiva):
Jó 1.1 e 8; Provérbios 16.17.

4. Fugir do pecado (proteção ativa):
1 Coríntios 6.18; 2 Timóteo 2.22

5. Submeter-se a Deus e Resistir ao Diabo (proteção agressiva):
Tiago 4.7

Que o Senhor nos ensine a ter uma vida de vitória sobre o pecado!

Pr. Roberto Coutinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário