quarta-feira, 16 de outubro de 2019

"Ainda que os Faça Esperar"


"Não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que os faça esperar"
Lucas 18.7

Vivemos no mundo das respostas rápidas: fastfood, compras online, internetbank, mensagens instantâneas, etc. Temos nos habituado cada vez mais com respostas rápidas e imediatas ao alcance de nossos dedos e à hora que quisermos. A vida se tornou expressa e "esperar" é um verbo que ninguém mais parece estar disposto a conjugar.

Mas uma das lições que aprendemos andando com Deus é que Ele, em sua soberania, não tem compromisso nenhum com a nossa pressa. Aliás, Einstein fez demonstrações matemáticas de que o tempo é relativo e isso parece corroborar a ideia de que o Senhor, como ser supremo, não está sujeito à prisão do tempo como nós. Ele é o mesmo ontem, hoje e para sempre (Hebreus 13.8). Ele é o "Eu Sou" (Êxodo 3.14). Ele não é o "Eu Era" e nem o "Eu Serei". Ele é o "Eu Sou". Definitivamente, tempo é algo absolutamente diferente para Deus do que é para nós. 

Esperar é uma atitude contrária à nossa natureza
As Escrituras dizem que tudo tem o seu tempo (Eclesiastes 3.1-8). Mas para Deus essa noção de tempo parece estar mais ligada a sequência de eventos e "estar pronto" para algo do que com prazos curto, médio ou longo. Existe para Ele apenas o "tempo certo". E creio que temos que aprender essa noção de tempo de Deus. Nossa pressa e ansiedade costumam ser, na verdade, empecilhos para o seu rápido mover.

"Digo-vos que depressa lhes fará justiça" (versículo 8). Espera aí Jesus! Ele vai nos fazer "esperar" ou vai "depressa nos fazer justiça"?  Vejam como a noção de tempo de Deus é confusa para as nossas mentes. Ele vai "depressa nos fazer justiça" assim que chegar o momento certo. Talvez Ele nos faça esperar, mas somente pelo tempo realmente necessário.

Deus fará justiça no tempo certo. Se você tem clamado de dia e de noite por algo justo, Ele fará justiça, ainda que te faça esperar um tempo. Temos que aprender a esperar Nele. Alguém disse que quando você ora e Deus não muda a situação é porque Ele está querendo  mudar você e não a situação. A seu tempo a situação também vai mudar.

Ele fará justiça, ainda que te faça esperar um tempo!

Roberto Coutinho


Nenhum comentário:

Postar um comentário