sexta-feira, 24 de maio de 2013

TIAGO - PARTE 1: UMA LIÇÃO DE COMUNICAÇÃO

Um primeiro ensino de Tiago que eu gostaria de enfatizar é o que se encontra em Tiago 1.19-20:

"Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus".


De maneira impressionantemente clara e direta ele nos dá uma receita de como ter uma boa comunicação entre nós, cristãos. Ele dá três conselhos simples e, ao mesmo tempo, extremamente difíceis de seguir:

1. Ser pronto para ouvir.
2. Não se precipitar no falar (tardio para falar).
3. Não ficar nervoso (tardio para se irar).

Simples, não é? Se praticássemos isso o tempo todo, 90% dos nossos problemas relacionais deixariam de existir! Isso me fez pensar sobre a discussão, por exemplo. O que é uma discussão?

Discussão é uma interação entre duas ou mais pessoas onde:

1. Ninguém está ouvindo.
2. Todos estão falando.
3. Todos estão nervosos (ou pelo menos perderam a calma!).

Perceberam? Discussão é onde todos estão fazendo exatamente o contrário do que Tiago está nos ensinando no texto acima. 

Devemos se capazes de ouvir (entender) as pessoas se quisermos nos relacionar bem com elas. Somos refratários a certas pessoas porque nunca a ouvimos de verdade e, portanto, nunca a entendemos realmente.

Devemos também pensar antes de falar. Magoamos muitas vezes as pessoas porque não pensamos antes de falar, e acabamos dizendo coisas que nós mesmos nos arrependemos depois. Quem já não cometeu esse erro?  Provérbios 18.7 diz: "A boca do insensato é a sua própria destruição, e os seus lábios, um laço para a sua alma". O tempo e espaço onde vivemos não tem uma borracha com a qual podemos apagar as bobagens que dissemos. Uma vez dito...está dito.

Finalmente, o que também é um grande desafio para nós, devemos evitar a ira. Alguém certa vez disse que a ira é "o vento que inflama a chama da nossa insensatez".  A ira nos leva a fazer coisas ruins. A agir com ímpeto e sem pensar. E Tiago nos alerta, no versículo 20: "Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus". E você pode argumentar: Mas Jesus ficou irado no Templo, quando expulsou todos os mercadores! Mas o ponto, é que ali ele não estava agindo na "ira do homem", mas sim sendo dirigido pelo Espírito Santo. Ele estava, no Espírito, expressando a indignação do Pai - portanto, ele estava produzindo a justiça de Deus!

Creio que existem três níveis de comunicação entre as pessoas:

1. Discussão: onde, como vimos, ninguém está ouvindo, todos estão falando e todos estão nervosos.
2. Debate: é uma discussão mediada ou com alguma organização, evitando que todos falem ao mesmo tempo. Também as pessoas não costumam estar abertas para ouvir no debate pois querem provar sua tese. E, também, não é raro as pessoas ficarem iradas durante um debate.
3. Diálogo: é o nível mais adequado de comunicação, onde ambos ouvem, ambos falam e todos mantém a calma. É o nível de comunicação que nos ensina Tiago nos dois versículos que lemos. É o que deve haver entre casais, irmãos, colegas, líderes, na família, na empresa, e assim por diante.

Vamos praticar o nível de comunicação que nos ensina Tiago? Moleza não é mesmo? É só ser pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar...

Roberto Coutinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário