sexta-feira, 24 de maio de 2013

TIAGO - O MESTRE DA PALAVRA

A carta de Tiago foi escrita a todos os cristãos do seu tempo e trata de assuntos práticos da vida cristã. E eu creio que esse é o objetivo do ministério do Mestre - um dos ministérios fundamentais de Efésios 4.11: ensinar de maneira prática e aplicável os princípios da Palavra de Deus. Não apenas dizendo "O QUÊ" deve-se fazer mas "COMO" fazer. Ele fala da pobreza e da riqueza, da tentação, preconceito, do falar e agir, o criticar, o orgulho e a humildade, a paciência, oração e fé. Ele põe acima de tudo a necessidade de não somente crer como também agir. Não adianta nada alguém dizer que tem fé se não provar por meio das suas ações a sua fé viva e verdadeira. Ele estabelece uma clara conexão entre aquilo que praticamos e aquilo que cremos. Inclusive, colocando em cheque a nossa "fé" se ela não é evidenciada pelo nosso comportamento.

"Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta". Tiago 2.26.

Ele chama a si mesmo de "mestre" (3.1) e ensina belas lições para todos os seguidores de Cristo. Com clareza e revelação Tiago nos mostra como devemos agir e viver, se é que queremos realmente se cristãos centrados na Bíblia e que vivem de forma agradável a Deus.

Como atuo no ministério de mestre eu tenho grande admiração pelo seu ensino. Tenho buscado muito aprender com Tiago, não só sobre o ensino cristão, mas também sobre a postura, a atitude e a verdadeira motivação que devo ter no ministério. 

Quero compartilhar com todos vocês, nos posts seguintes, algumas das mais preciosas lições deste apóstolo e grande mestre da Palavra. Pinçar alguns dos tesouros deste verdadeiro depósito de verdade que nos foi deixado por esse grande homem de Deus. Amém!

Roberto Coutinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário