segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Tempos de Planejamento

Todo final de ano somos inspirados a rever, avaliar e atualizar os nossos planos. É tempo de avaliar o que se passou e olhar à frente para o que ainda precisa ser feito. Tempo de estabelecer prioridades e de fazer planos!

E nós, cristãos, temos um desafio a mais. Não é simplesmente planejar o novo ano, mas fazê-lo CONFORME A VONTADE DE DEUS. Creio ser desnecessário dizer que, sem a aprovação de Deus, sem estar alinhado com a Sua vontade, nossos planos não nos levarão a bons resultados. Na verdade, nos conduzirão ao fracasso. Mas então surge a pergunta: "Como planejar de acordo com a vontade de Deus?"

Seria muita pretensão minha querer dar uma receita infalível para isso. Mas as Escrituras nos dão umas boas pistas sobre o assunto. E não vou me alongar com muitos textos, mas vou pegar um em especial, que fala muito sobre essa questão dos "planos do homem": o texto de Provérbios 16. E ele já começa dizendo, no versículo 1, que nós gostamos de planejar, mas as respostas certas estão no Senhor:

"Ao homem pertencem os planos do coração, mas do Senhor procede a resposta da língua".

Então parece ser uma boa idéia já planejar de acordo com a vontade Dele, não acha? Às vezes somos um pouco teimosos, não é? Achamos que somos sabichões o bastante para fazermos os nossos próprios planos. E acabamos descobrindo a vontade Dele da pior forma: ignorando-a.

Então, vamor verificar ao longo de Provérbios 16 quais são algumas das dicas do próprio Deus sobre como fazer planos que estão alinhados com a sua vontade.  São princípios que devemos considerar em nossos planos para sermos bem sucedidos:

1. Ter motivações boas:

"Todos os caminhos do homem são inocentes aos seus olhos, mas o Senhor pesa os motivos". (v 2).

Não é impressionante como podemos até querer fazer coisas boas mas com motivações erradas? Mas Deus não se impressiona muito com o que fazemos. Ele está mais interessado no nosso coração.

2. Não confiar apenas na nossa capacidade e talentos:

"Confia ao Senhor as tuas obras, e os teus planos serão estabelecidos". (v 3).

Sabe o que significa "confiar ao Senhor" ? Significa não confiar apenas em você mesmo, por mais esperto que você se ache. Mas depender do Senhor, da Sua provisão e direção para implementar seus planos e alcançar suas metas.

3. Planejar com ousadia, mas sem perder a humildade:

"Abominação é para o Senhor todo altivo de coração. Certamente não ficarão sem castigo". (v 5).

Quando planejamos, o fazemos para avançar e conquistar novos alvos. Mas é importante mantermos uma atitude de humildade, e não deixarmos que a altivez (orgulho) penetre em nosso coração. A Bíblia diz que é Deus, e não o inimigo, quem resiste aos soberbos! (1 Pedro 5.5-6). O texto acima diz que o altivo de coração não ficará sem castigo. Isso é suficiente para entendermos que não é uma boa idéia planejarmos com altivez em nosso coração, não é?

4. Planejar e agir no temor do Senhor:

"Pelo amor e pela fidelidade expia-se a iniquidade; pelo temor do Senhor o homem desvia-se do mal". (v 6).

O temor do Senhor é o que nos mantém longe do mal. É quando pensamos: "não vou entrar nessa, porque isso é mal aos olhos de Deus", estamos tendo o temor do Senhor. Submeter nossos planos a esse crivo, é uma das formas de sermos bem sucedidos.

5. Planejar o que é agradável ao Senhor:

"Sendo os caminhos do homem agradáveis ao Senhor, até seus inimigos faz com que tenham paz com ele". (v 7).

Há coisas que claramente agradam ao Senhor: colocá-lo em primeiro lugar, dar com alegria, adoração, ser fiel a Ele - são coisas que a Bíblia diz que Deus ama. E agradamos alguém quando fazemos o que esse alguém ama. Recheie seu planejamento de coisas e atitudes que Deus gosta, e o texto diz que tudo vai dar tão certo, que até os seus inimigos vão ajudar você a realizar esses planos!

6. Pautar todos os planos pela justiça e retidão:

"Melhor é o pouco, com justiça, do que grandes rendas, com injustiça". (v 8).

Seus planos são honestos? São justos? Ou tem alguma trapaça, algum "truque"? É legal, respeita as leis? Não magoa ninguém? Não tem como Deus abençoar o seu plano, se ele não for justo.

7. Continue ouvindo a Deus em cada etapa do seu plano:

"O coração do homem propõe o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos". (v 9).

Mesmo que você ache que tem um bom plano, feito conforme esses princípios, não deixe de continuar ouvindo-o ao longo de sua execução. Deus sempre tem novos ventos e direção específica para nossa vida a cada momento. É perigoso deixar de ouví-lo mesmo quando se começou bem. Ouça ao Senhor constantemente.

Não deixe de planejar o seu novo ano. Estabeleça prioridades e metas e trace estratégias para alcançá-los. Mas tudo na direção e na dependência do Senhor. Não só o próximo ano, mas os próximos anos. Quem não sabe para onde vai, nunca vai chegar a lugar algum!

Que Deus conceda a você um grande 2013, com muitas realizações, sempre na vontade e na direção do Senhor!

Pr. Roberto Coutinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário