segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

O Verdadeiro Salmo 91

"Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará". Salmo 91.1

Este é um dos Salmos mais conhecidos da Bíblia. Quem já não entrou em uma sala onde havia uma Bíblia aberta nele, em um pedestal ou suporte, como uma forma de proteção e ornamento? Porém, nem tudo que é amplamente conhecido é realmente entendido, e creio que esse versículo tem muito mais a nos oferecer do que uma espécie de "palavras mágicas" que afugentam o mal. Na verdade ele contém o ensino sobre um estilo de vida. O estilo de vida que o Senhor deseja que tenhamos para que realmente obtenhamos toda a benção e proteção descritas nesse maravilhoso Salmo.

Vamos começar analisando não o texto em si, mas a quem ele se destina:

"Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo"...

A palavra "habita" no texto original (yashab) significa "permanece, fica habitualmente, habita". Que permanece e habita onde? "no esconderijo do Altíssimo". Esconderijo fala de um lugar de proteção, onde não se pode ser alcançado pelos inimigos e suas armas. Portanto, o texto fala da pessoa que permanece constantemente na presença de Deus, em íntima comunhão e ligação com Ele, nesse "esconderijo" onde nenhum mal pode atingí-la. E isso porque Ele é o "Altíssimo", ou seja, "aquele que está acima de tudo e de todos".

Colossensses 3.1-3 exorta a pensarmos nas coisas "lá do alto, não nas que são aqui da terra... pois a vossa vida está oculta com Cristo em Deus". Nós temos o direito, em Cristo, de habitar nesse esconderijo. Mas temos que buscar essa posição através de constante e íntima comunhão com Ele. Senão viveremos fora da presença Dele e expostos aos ataques do inimigo.

Tem muitos cristãos que vão à Igreja mas não permanecem em comunhão com Deus, vivem o seu dia-a-dia na carne, não pensam nas coisas lá do alto, mas sim nas que são aqui da terra, e acabam vivendo vulneráveis ao inimigo e, geralmente, cedem às pressões da carnalidade e às emoções inconstantes da alma, vivendo vidas infrutíferas e que não agradam a Deus. Elas não "habitam no esconderijo do Altíssimo".

E qual é a conseqüência de habitarmos nesse esconderijo do Altíssimo?
 
..."à sombra do Onipotente descansará".
 
"Sombra" fala de "lugar de proteção, abrigo e descanso". Nesses dias de calor intenso nós entendemos melhor sobre a importância da sombra. Em regiões desérticas, como do oriente médio, ela não é um luxo, mas uma necessidade básica, vital. "Sombra" fala também de lugar de descanso, repouso. E quando habitamos nesse esconderijo, nessa posição de comunhão e intimidade com o Senhor, nós encontramos descanso mesmo em meio às intempéries da vida: as lutas, as dificuldades e as crises. O sol pode estar escaldante, mas encontramos descanso nessa sombra fresca e restauradora. Pois é a sombra do "Onipotente", ou seja, "aquele que pode todas as coisas".

Portanto, esse texto não é um mantra ou palavras mágicas para serem lidas e liberar proteção espiritual. Nem um amuleto para se colocar sobre a mesa, na sala ou no escritório, e manter o mal afastado. É uma declaração da vitória que experimenta todo aquele que vive na presença de Deus, em íntima e constante comunhão com o Pai.
 

Segue abaixo uma canção que lembrei escrevendo esse texto, do Grupo Resgate, que fala sobre comunhão com Deus, e não deixa de estar falando do mesmo assunto que nós aqui:
 
 
 
Que possamos habitar na sua presença, no esconderijo desse Deus Altíssimo e descansar à sua sombra. A sombra do Deus que pode todas as coisas. Amém!
Pastor Roberto Coutinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário