domingo, 10 de fevereiro de 2019

Realidade Tridimensional

"Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço coisa nova, que está saindo à luz; porventura, não o percebeis? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo".

Isaías 43.18-19.

Nesse conhecido texto das Escrituras nos deparamos com um aspecto fundamental de tudo aquilo que o Senhor nos fala, mas que nem sempre percebemos. Algo que vai além da mensagem em si, que é o seu pano de fundo e que determina, em última análise, a nossa resposta àquilo que Ele está nos falando.

A Palavra do Senhor, quando vem a nós, nos encontra como estamos e onde estamos - em um contexto específico. E nossa reação a ela e ao nosso contexto é o que vai determinar a sua frutificação. A partir desse texto, eu gostaria de refletir com você sobre como deve ser essa nossa reação e que atitude devemos ter para crescermos no Senhor. Vamos dissecar cada parte desses dois versículos e analisarmos alguns princípios sobre essa correspondência ao Senhor que devemos ter, e fazer uma aplicação prática disso em nossa vida.

"Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas (passado). Eis que faço coisa nova, que está saindo à luz; porventura, não o percebeis? (presente) Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo". (futuro).

Vemos acima, identificadas no texto, as três dimensões de tempo que formam o contexto desta profecia: passado, presente e futuro. Sempre que uma palavra profética nos é proferida, ela requer de nós uma atitude correta em relação ao passado (no caso, não se lembrar e nem considerar as coisas antigas), em relação ao presente (perceber, ser sensível à palavra) e frente ao futuro (crer no novo caminho no deserto e rios no ermo que o Senhor estava trazendo). 

Creio que isso nos mostra que uma atitude correta em relação ao passado, correspondência à Palavra no presente e visão de Deus para o futuro formam o tripé de um caminhar exitoso no Senhor. Quando falhamos em um ou mais aspectos desse tripé, nos perdemos e começamos a andar em círculos no deserto, como o povo de Israel. E o Senhor, então, tem que trabalhar em nós para nos trazer novamente a uma posição de equilíbrio para avançarmos novamente.

Muitas vezes não crescemos porque ainda estamos presos ao passado. Pode até ser um passado bom. Mas quando o Senhor está fazendo algo novo precisamos aprender a nos desligar do passado: ..."Ninguém põe vinho novo em odres velhos"... disse Jesus em Marcos 2.22. E o apóstolo Paulo, em Filipenses 3.13-14, afirma que ele se esquecia das coisas que para trás ficam e olhava para as que estavam diante dele. Fala de uma ruptura com o passado para estar em paz com o presente e preparado para o futuro. 

A percepção do que o Senhor está fazendo agora, no presente - uma percepção profética - também é muito importante. Precisamos saber o que Deus está fazendo, discernindo a sua voz e posicionando-se com mais precisão em relação ao seu mover. A falta dessa percepção também nos leva a perder a direção. Jesus enfatizou que não vivemos só de pão, mas de toda palavra que procede da boca de Deus. Precisamos estar andando sempre debaixo de uma Palavra de Deus. É isso que produz vida e nos faz caminhar na sua direção. Percepção da sua voz e correspondência a ela é uma base que nunca devemos perder.

Finalmente, devemos ter uma visão clara de Deus. Como diz o texto de Isaías 43.19, o Senhor nos promete trazer um novo caminho no deserto e rios no ermo. Aprendi há muitos anos atrás, com um querido líder chamado John Walker, que "caminho" fala de reforma (nova palavra, revelação do evangelho e entendimento das verdades de Deus) e que "rios" falam de avivamento (presença renovada do Espírito Santo e manifestação dos dons e sinais). 

Creio que Deus realmente tem esses dois aspectos para manifestar nessa "coisa nova" que Ele está fazendo. Muita revelação da Palavra e manifestação do poder de Deus, uma nova e mais profunda comunhão, uma vida no amor e na graça do Senhor, que irá tornar-se uma nova expressão do Reino de Deus nessa sociedade pós-cristã e humanista na qual vivemos.

Que a nossa realidade tridimensional - passado, presente e futuro - seja moldada nessa visão e nessa "coisa nova" que já está vindo à luz! Amém!

Roberto Coutinho