sábado, 30 de junho de 2018

Em Busca da Perfeição



"Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus".


Filipenses 3.12

Muitas vezes eu me perguntava sobre o sentido da palavra "perfeição" em alguns textos das Escrituras, pois ela parecia apontar para um alvo humanamente impossível de se alcançar. "...sede perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste"... Mateus 5.48... Uauuu!!! Perfeitos como o Pai celeste? Não parece um alvo inatingível? Mas Jesus não diria uma coisa infundada - sua Palavra é a verdade. Mas como poderíamos alcançar a perfeição do Pai?

A palavra utilizada no original grego, nestes textos, é teleios (teleios - 5046) que quer dizer: fim, um propósito, uma objetivo, uma meta. Significa completo, maduro, plenamente desenvolvido, adulto, levado ao seu estado final, acabado, em nada faltando algo, integral, em bom estado de funcionamento. Teleios significa solidez, algo consumado. Inclui a ideia de ser inteiro.

Essa palavra grega não denota perfeição moral ou espiritual, ou sem pecaminosidade, mas antes, se refere ao que é plenamente desenvolvido. E nesse texto de Filipenses 3.12 eu creio que o apóstolo Paulo está se referindo ao alvo, o plano e o propósito de Deus para sua vida. Ele não julgava ter alcançado essa meta ainda, mas prosseguia para, segundo suas palavras, "conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus".

Perfeição, nessa perspectiva, significa atingir o coração e o propósito de Deus para nossa vida, em termos de estatura e realizações. À medida que crescemos e nos livramos de todos os empecilhos que nos impedem de entrar na vontade e propósito do Senhor para nós, vamos prosseguindo rumo à perfeição (gr. teleios).

Conquistar aquilo para o que... também fui conquistado!


Fomos conquistados por Jesus para que também conquistemos algo. Fomos comprados e atraídos para ele não somente para sermos salvos e irmos para o céu, mas para um propósito. E foi pago o mais alto preço por nós - o que faz valer apena conquistarmos muito para o Senhor!

Para que você foi conquistado? O que foi estabelecido por Deus para que você conquiste através da sua vida? Pode ser algo grande, ou pode ser algo "pequeno" ou simples. Mas seja o que for, será maravilhoso se você alcançar. Vai tornar você perfeito (teleios). Vai fazer sua vida ter sentido e significado. Muda totalmente a perspectiva de nossa vida quando a vivemos debaixo de uma visão de Deus.  E quando estamos comprometidos a alcançá-la.

Quando nascemos de novo, nascemos para um propósito. E à medida em que vamos removendo todos as barreiras, internas e externas, que nos impedem de andar na vontade de Deus, vamos nos aperfeiçoando - nos tornando perfeitos Nele:

"Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, afim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra". 
2 Timóteo 3.16-17.
Os instrumentos do Senhor para nos aperfeiçoar são:

1. Ensino: princípios, diretrizes e valores que nos são ensinados em Deus. 
2. Repreensão: confronto de nossas atitudes erradas e obstinações. Nossa vontade precisa ser confrontada, muitas vezes, para crescermos em determinadas áreas.
3. Correção: alinhar, tornar ainda melhor algo que é ou já foi bom. Devemos sempre estar abertos à correção que nos trazem as Escrituras, os ministérios e as pessoas mais maduras do que nós.
4. Educação na justiça: só com o tempo e a experiência é que vamos amadurecendo e aprendendo o que realmente é justo aos olhos de Deus - vamos aprendendo a ver a vida na perspectiva da justiça de Deus, do seu Reino.

Não é suficiente somente o ensino. Nós necessitamos também de repreensão, correção e educação na justiça. Há pessoas que imaginam que pelo simples fato de estarem na Igreja, ouvirem as Escrituras com frequência e receberem ensino, que isso é o bastante para o seu crescimento. Mas na verdade nós precisamos também, em momentos apropriados, de repreensão e correção. Pois, invariavelmente, temos áreas de resistência e debilidades que necessitam de confrontação e alinhamento. E quando abraçamos isso e respondemos corretamente ao Senhor, somos aperfeiçoados e nos tornamos habilitados para toda boa obra. Nos tornamos aptos a conquistar aquilo para o qual fomos conquistados.

Que o Senhor nos ajude a ser perfeitos e perfeitamente habilitados para toda boa obra!

Roberto Coutinho