segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Refletindo Sobre os Nossos Caminhos



Refleti em meus caminhos e voltei os meus passos para os teus testemunhos. Eu me apressarei e não hesitarei em obedecer aos teus mandamentos
Salmos 119.59-60 (NVI)
É muito importante, de tempos em tempos, fazermos uma "pausa" para refletir sobre nossa vida. Sincera e honestamente, o que tenho feito da minha vida? Para onde, minhas decisões e meu modo de vida, estão me levando? No que tenho alocado meu tempo e minha atenção? Os projetos e atividades nos quais tenho me engajado, estão produzindo que resultado? Quais relacionamentos, e com quais pessoas, tenho valorizado? Eu estou encontrando verdadeira satisfação no que estou fazendo, ou tenho experimentado um ciclo recorrente de frustrações e desapontamentos? Tenho correspondido àquilo que o Senhor já falou comigo? Tenho motivos para crer que estou cumprindo o plano de Deus para minha vida?
São boas perguntas, não são? E, frequentemente, a questão nem é se estamos na Igreja ou não, participando dos trabalhos, lendo a Bíblia e tendo alguma prática de oração, em menor ou maior grau. Mas são questões relativas ao meu senso interior de propósito, minhas motivações, meus valores, minhas reais prioridades. São aspectos que encontram-se em áreas mais íntimas do nosso ser. Que exigem de nós coragem, sinceridade e honestidade para serem abordados. Estou sendo quem nasci para ser? Estou cumprindo o propósito para o qual nasci? Meus valores, tem sido realmente os valores de Deus?
Observamos nas Escrituras, frequentemente, os Profetas do Senhor desafiando os fundamentos do povo de Deus. Muitas vezes, a vida religiosa da Nação parecia estar normal: o Templo estava funcionando, os sacerdotes servindo, a Torá sendo lida, as Festas sendo realizadas, mas o coração do povo estava longe de Deus - vivendo, na verdade, a sua própria vontade, e não a vontade do Senhor! E é incrível como temos essa capacidade de fazer as coisas certas, pelos motivos errados. À vezes até temos zelo, mas não com entendimento (Romanos 10.2)
Motivações e Premissas
Conscientes ou não, conduzimos nossa vida com base em certas motivações e premissas. A palavra "motivação" deriva da raiz "motor", e significa aquilo que nos move, nos impulsiona, em alguma direção. E tudo aquilo que fazemos é determinado por uma motivação. E "premissa" significa um ponto ou ideia do qual se parte para estruturar um raciocínio, ou uma forma de pensar. Tenho percebido, em minha própria vida, que o que somos é determinado, em grande parte, por esses dois fatores: minhas motivações e minha premissas. Por isso as Escrituras nos exortam a apresentar nossos corpos como sacrifício vivo, santo e agradável à Deus (nossas vontades, nossas motivações) e sermos transformados pela renovação da nossa mente (forma de pensar) - Romanos 12.1-2. Se esses dois aspectos forem moldados por Deus, então nós experimentamos a sua boa, perfeita e agradável vontade. Muitas vezes erramos, e não vencemos, porque nossas motivações e nossas premissas na vida estão equivocadas.
Quais são as suas motivações? Sob quais premissas você tem conduzido sua vida? São elas corretas? Estão de acordo com a vontade, e o maravilhoso plano que Ele tem para sua vida?
Sensibilidade e Resposta
Nessa nossa reflexão constante, uma qualidade nos é essencial: a capacidade de ouvir a voz do SenhorVocê desenvolveu essa capacidade de ouvir a voz de Deus? Tem conseguido ouvi-la? ... "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo". Apocalipse 3.20. Jesus já entrou na casa da sua vida?
Jesus também disse, em João 10.27: ..."as minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço e elas me seguem"... É absolutamente essencial que as ovelhas ouçam a voz do Pastor e o sigam. Na verdade, Jesus diz que essas são as características essenciais das suas ovelhas. Gostamos de pensar que somos ovelhas do Senhor, para desfrutarmos do cuidado do nosso Pastor. Mas nos esquecemos de que as principais características da ovelha são: ouvir e obedecer. Gostamos das prerrogativas de sermos ovelha, mas nos esquecemos das qualidades que devemos ter como tais. Tem muita ovelha que não ouve. Ou que quando ouve, não segue o Pastor. 
Qual foi a última vez que você ouviu a voz do Pastor? E se ouviu, como foi sua resposta? Temos ouvido e obedecido a voz do nosso Pastor? Sabe citar alguns exemplos práticos, em sua vida, desse processo de ouvir e obedecer ao Senhor? Respostas honestas, para essas perguntas, são essenciais para essa reflexão que estamos falando. É o que fazia o salmista, no texto inicial desse estudo: ele refletia sobre o seu caminho e voltava os seus passos para vontade de Deus (Salmos 119.59).
A segunda coisa que ele nos diz que iria fazer é: ... "Eu me apressarei e não hesitarei em obedecer aos teus mandamentos” (v 60). Você já reparou como, muitas vezes, somos lerdos em entender e obedecer ao Senhor? Quando Ele nos fala através das Escrituras, de uma pregação, de um aconselhamento, de um livro, em um momento de reflexão, etc, nós respondemos rapidamente, ou deixamos para elaborar isso depois? Às vezes até nos emocionamos, choramos e "rasgamos nossas vestes". Mas precisamos aprender a transigir da “emoção” para a “ação”. Em outras palavras: precisamos aprender a ouvir e obedecer prontamente, sem reservas. É o que o salmista disse que iria fazer. E é o que temos que fazer também.
E então, pronto para "refletir sobre os seus caminhos"?
Roberto Coutinho