segunda-feira, 16 de março de 2015

Chaves Para Uma Vida de Sucesso: Parte 6 - A Influência de Nossas Palavras



Há um ensino claro nas Escrituras  estabelecendo uma ligação entre o que falamos - nossa linguagem - e os frutos que obtemos em nossa vida. Em outras palavras, elas interferem em nosso destino. O sucesso ou o fracasso futuro pode ser determinado pelo que falamos hoje. É um principio que opera em ciclos de "plantar e colher"

Antes de mais nada é preciso fazer a distinção entre esse ensino bíblico sobre o uso das palavras com o que ficou conhecido, no meio secular, como "programação neurolinguística".  Esta última são técnicas que visam a melhorar a experiência humana e a sua capacidade de superação e atingimento de metas, através do uso da linguagem e da comunicação, buscando afetar positivamente nosso cérebro e nossa percepção da realidade. Já o enfoque bíblico é de outra natureza. Assenta-se sobre princípios de dimensão comportamental e espiritual, estabelecendo uma relação de causa e efeito entre o que falamos e o que colhemos. E esses aspectos podem ser naturais ou espirituais, conforme veremos a seguir.

"Vinde, filhos, escutai-me; eu vos ensinarei o temor do Senhor. Quem é o homem que ama a vida e quer longevidade para ver o bem? Refreie a língua do mal e os lábios de falarem dolosamente".

Salmos 34.11-13

"Refrear" a língua: fator que contribui para o nosso sucesso.

"Amar a vida" e "longevidade para ver o bem" são frases que denotam o que temos chamado nesse estudo de "verdadeiro sucesso". E qual é a condição apontada para que o experimentemos? Refrear a língua do mal e os lábios de falarem dolosamente.  O uso adequado da língua é determinante para o nosso sucesso. Talvez não haja outro órgão que seja tão importante para o nosso futuro como a nossa boca. E a Bíblia nos ensina a guardá-la cuidadosamente. Na verdade, vai mais longe, ensinando-nos a "refreá-la", que fala de uma atitude radical para mantê-la sob controle. E não é sem razão que a Bíblia é tão enfática sobre isso.

"O que guarda a boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios a si mesmo se arruína".

Provérbios 13.3

Os efeitos do mal uso da língua podem ser devastadores. Primeiramente, o texto diz que guardar a boca "conserva a alma", ou seja, nos guarda de danos morais e mesmo espirituais. Diz também que quem abre muito os lábios "a si mesmo se arruína'". E ruína é algo abrangente, que envolve também o aspecto material. As consequências do mau uso da língua podem ser espirituais, emocionais e materiais.

Aspectos Espiritual e Natural do Uso da Língua

Tanto benção como maldição estão ligados ao ato de "falar" ou "proferir". São o resultado de palavras proferidas: ou de benção ("bem-dizer") ou de maldição ("mal-dizer"). O que declaramos tem eficácia no mundo espiritual. Tanto que "confessar com a boca" a nossa fé em Jesus, de coração, sela a nossa salvação (Romanos 10.9-10). Portanto o que falamos, tanto de bom quanto de mau, têm impacto espiritual sobre o curso de nossa vida.

Por outro lado, o que falamos de ruim, como palavras arrogantes, ou mentiras, acabam nos trazendo o mal, até pela reação natural de oposição que elas causam nas outras pessoas em relação a nós. Quem somente semeia inimizades, colhe o mal. Da mesma forma que quem cultiva boas amizades, semeando sempre generosidade e justiça, também acaba colhendo os bons frutos das suas palavras e ações. Veja essas verdades nos versículos abaixo:

"A língua serena é arvore de vida, mas a perversa quebranta o espírito". Provérbios 15.4

"A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto". Provérbios 18.21

Podemos destruir com a nossa boca o que construímos com o nosso trabalho. Saber fazer bom uso dela é um fator fundamental que contribui para o nosso verdadeiro sucesso. 

Roberto Coutinho

domingo, 8 de março de 2015

Chaves Para Uma Vida de Sucesso: Parte 5 - Oração e Sucesso.


Neemias: Oração Como Base do Sucesso Verdadeiro

Neemias é um excelente exemplo de um homem que obteve sucesso, entre outros fatores, pela sua vida de oração. Ele era um grande líder que sabia discernir os problemas, antecipar-se a eles, administrar as circunstâncias e motivar as pessoas em torno dos objetivos de Deus. E tudo isso com muita oração e dependência do Senhor.

Em Neemias 1. 4-11 vemos o início de seu ministério como líder na reconstrução dos muros de Jerusalém. E ele começou com jejum e oração pedindo a Deus que concedesse a ele "êxito" (v 11). Ele não estava confiando apenas em suas habilidades políticas ou qualidades de líder. Ele sabia que precisava do Senhor para ter sucesso na missão que ele tinha ardendo em seu coração. A base do seu sucesso foi a oração.

Como a Oração Contribui Para o Sucesso?

a) Trazendo Proteção - Esdras 8.21-23: temos aqui este outro grande líder convocando o povo para jejuar e orar para que Deus os protegesse em sua jornada da Babilônia para Jerusalém, com o objetivo de reconstruir o Templo. Como ele havia afirmado a Artaxerxes que a mão do Senhor é sobre todos os que buscam o bem, e que sua força e a sua ira era contra todos que o deixam, Esdras achou que seria incoerente pedir ao rei soldados e cavaleiros para os defenderem no caminho. Eles jejuaram, oraram e confiaram na proteção divina, e Deus os ouviu e os conduziu seguros até o seu destino. Um verdadeiro milagre obtido através da oração. Deus os protegeu através da oração, e eles tiveram bom êxito em seu empreendimento.


b) Trazendo Orientação - Gênesis 24.12-14: O servo de Abraão, para obter sucesso em sua missão de buscar uma esposa para Isaque, ora pedindo que o Senhor mostre-lhe a mulher escolhida. Através da oração ele obteve orientação. Esse é um fator muito importante para o sucesso: escolhas certas. E devemos sempre buscar em oração a orientação de Deus. Não confiar em nossa própria inteligência e capacidade, mas orar sempre a Deus para receber orientação.


c) Trazendo Mudança de Circunstâncias - Tiago 5.13-18: Está alguém triste? Doente? Em pecado? Com problemas? Alguma circunstância que precisa ser, milagrosamente, mudada? A recomendação apostólica é uma só: Oração! Não há nenhum substituto para a oração. Ela é que nos conduz à alegria, à cura, ao perdão, à solução de conflitos e ao milagre. A oração muda as circunstâncias.

Condições Para o Sucesso Pela Oração

a) Obediência - 1 João 3.22: guardar os mandamentos e fazer o que é agradável a Deus é apontado pelo apóstolo como o motivo de recebermos aquilo que pedimos. Muitas pessoas querem obter êxito na oração participando de campanhas e correntes, por exemplo, mas não estão dispostas a obedecer e mudar de vida. Mas Deus não pode fazer muito para quem não está comprometido com Ele. O Senhor nos leva a sério na mesma medida em que nós o levamos a sério também.

b) Pedidos alinhados com a Sua vontade - 1 João 5.14: Deus não pode nos atender naquilo que pedimos se estiver em desacordo com a Sua vontade. Ele não pode contradizer-se e agir contra sua própria natureza. Alguém pode estar orando para obter êxito em uma coisa que não é boa aos olhos de Deus. Não faz sentido, por exemplo, alguém orar para que uma pessoa divorcie-se para casar-se com ela. É uma oração tola, que não pode ser respondida por Deus. Mas mesmo coisas que não são ruins em si, mas que não estão alinhadas com o Seu plano e a Sua vontade para nós, torna-se algo que Deus não pode responder. Mas tudo que pedimos, segundo a Sua vontade, Ele nos responde. Pode até demorar, mas responderá. Talvez não "como" e "quando" queremos, mas Ele o fará!  

Que possamos aprender a obter do Senhor o sucesso que provem da oração feita aos Seus pés e de acordo com a Sua vontade!

Roberto Coutinho