quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Chaves Para Uma Vida de Sucesso: Parte 3 - Dez Atitudes Para o Sucesso - Salmos 37.


Dez Atitudes Para o Sucesso - Salmos 37

Nossa atitude perante a vida é determinante para o tipo de resultado que iremos obter. Por detrás de todo vencedor há uma atitude característica, que o distingue e o faz ir mais longe do que os outros. E isso é verdade também na nossa jornada espiritual. Nossa atitude determina nosso crescimento. Determina nosso êxito. E precisamos aprender a ter as atitudes que as Escrituras no ensinam a ter, que agradam a Deus e nos conduzem pelo caminho da vitória.

Salmos 37 nos traz uma análise abrangente de como devem ser nossas atitudes diante das dificuldades da vida. E podemos encontrar ali, pelo menos, dez atitudes que devemos cultivar para obter sucesso mesmo diante de situações adversas, conforme descrevemos a seguir:

1. Não se indignar (v 1): a indignação é um sentimento humano natural diante das injustiças, mas não costuma ser uma boa conselheira. Como filhos de Deus somos convidados a ter uma outra leitura da situação, acima do olhar meramente humano, e tendo a consciência de que o Senhor está acima de tudo e que, a seu tempo, fará justiça.
2. Confiar no Senhor (v3): confiar é uma atitude geralmente muito difícil para o homem, porque gostamos sempre de estar no controle de tudo. Mas confiar no Senhor é chave para o sucesso porque Ele, muito melhor do que nós, sabe qual caminho devemos seguir. 
3. Agradar-se do Senhor (v 4): "agradar-se do Senhor" significa experimentar Dele, viver em Sua presença e desfrutar do Seu amor e Sua graça. É ter um relacionamento de qualidade com Ele, com intimidade e correspondência. Esse é um atributo essencial daquele que obtêm verdadeiro sucesso na vida, mesmo diante de adversidades. 
4. Entregar o caminho ao Senhor (v 5): quem está no comando? Podemos até orar, pedir sempre a ajuda de Deus, mas não abdicarmos do controle total da nossa vida. "Entregar o caminho ao Senhor" não significa comodismo, entregar os pontos ou uma atitude de conformismo. Significa entregar o comando da nossa vida ao Senhor. Agir de acordo com a vontade Dele, confiando que Ele sabe o caminho no qual devemos andar, e que esse caminho vai nos conduzir à vitória. 
5. Descansar no Senhor (v 7): essa é uma atitude também essencial e que devemos desenvolver: o descanso em Deus. E descanso fala de alívio e renovação. Creio que fala de nos aliviarmos das tensões e sentimentos negativos que tendemos a acumular, através de estar no Senhor, em Sua presença e em Sua palavra. Cansar é um efeito natural da caminhada. Mas precisamos aprender a descansar no Senhor e permitir que nossos sentimentos e emoções sejam "acalmados" em Sua presença, e a nossa fé e as nossas forças sejam renovadas. Você sabe descansar no Senhor?
6. Deixar a ira (v 8): é realmente difícil não ficar irritado às vezes, não é? Nossa tendência é ir nos impacientando diante das adversidades. E esse é um sentimento acumulativo, que pode nos levar a agir de maneira hostil e nada construtiva. Como nos alerta o texto, devemos não nos impacientar, pois isso não vai acabar bem. Ira e impaciência são sentimentos que não devemos deixar crescer em nosso coração. Eles não produzem bons resultados e não nos levam a reproduzir um estilo de vida que agrade ao Senhor.
7. Ser grato pelo pouco (v 16): nem ter pouco, nem ter muito é algo ruim em si. Depende da atitude que temos em cada uma dessas situações. O pouco do justo vale mais do que a abundância de muitos ímpios por causa da base em que estão edificando e do destino que estão determinando. Não trata-se de uma apologia da pobreza. É apenas uma exaltação de valores. Por isso devemos aprender a ser gratos e justos mesmo quando temos pouco. Podemos até sonhar e buscar mais, mas sem perdermos a base da gratidão e da justiça.
8. Apartar-se do mal e praticar o bem (v 27): em outras palavras, seja qual for a situação, nada de truques ou macetes. Nada de atalhos. Devemos nos apartar do mal e praticar o bem. Mesmo que a situação atual seja desfavorável, no médio e longo prazos, a prática do bem e andar no caminho correto sempre nos trarão uma recompensa maior. Iremos permanecer ou, como diz o versículo, "nossa morada será perpétua".
9. Esperar no Senhor e seguir seu caminho (v 34): a estagnação é um dos maiores inimigos do sucesso. O desânimo também. E esse versículo ensina um antídoto para esses sentimentos negativos: "esperar no Senhor e seguir o seu caminho". Interessante como as palavras chaves "esperar" e "seguir", que aparentemente são contraditórias, são apresentadas como complementares. Devemos esperar e seguir, ao mesmo tempo. Fala de atitude interna e ação externa. Nunca devemos parar e nem deixar de confiar no Senhor. Continue crendo. Continue trabalhando. Avance. Levante-se, renove-se. Não importa quanto tempo já se passou. Devemos continuar crendo e caminhando. Seguir em frente é uma das mais nobres atitudes de uma pessoa vencedora.
10. Observar os bons exemplos (v 37): os bons exemplos são sempre uma inspiração e uma fonte de sabedoria para nós. Sempre nos fortalecem e fornecem a referência que necessitamos tantas vezes. Observar e seguir os bons exemplos também é uma chave de sucesso que devemos aprender. Sempre existem pessoas mais maduras que nós, que venceram os mesmos desafios e outros ainda muito maiores, o que sempre nos traz consolo e ensino.  

A Atitude Central: Intimidade com o Pai.

Algo que devemos entender é que nenhuma dessas atitudes pode ser realmente cultivada se não for através de um relacionamento íntimo e de qualidade com Deus. E é através de Jesus, e pelo Espírito Santo, que temos comunhão verdadeira com Deus e revelação do Pai. É neste contexto que podemos desenvolver essas atitudes de confiança, entrega e imunidade à ira e indignação que batem à porta do nosso coração. A atitude central é essa: descansar no amor e na provisão do Pai!

Roberto Coutinho