terça-feira, 29 de maio de 2012

Abraçando a Vontade de Deus

“Não se amoldem ao padrão desse mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.

Romanos 12.2

Às vezes é muito difícil lidar com nossas vontades. Queremos satisfazê-las mesmo quando elas não parecem ser muito boas para nós. Mas como filhos de Deus temos sempre o grande desafio de andarmos na vontade de Deus mesmo quando ela é contrária à nossa própria vontade.

“Não se amoldem ao padrão desse mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente”. A mentalidade dominante no mundo é: eu quero fazer somente a minha vontade, não quero ninguém mandando em minha vida! Mas a mentalidade do cristão salvo e regenerado deve ser: eu quero fazer a vontade de Deus, pois ela é o melhor para mim! Essa é a renovação de nossa mente que nos leva a experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.


A vontade é uma determinação interior que nos move em um processo composto por três etapas: motivação, ação e conseqüência. Em outras palavras, toda vontade tem uma motivação, que nos leva a uma ação e que, por sua vez, produz uma conseqüência. Assim é também a vontade de Deus. De acordo com o texto acima de Romanos 12.2 a vontade de Deus é sempre boa (motivação – Ele sempre quer o nosso bem), agradável (conseqüência – sempre boa e agradável) e perfeita (ação – nos leva a andar em um caminho perfeito). Já a nossa própria vontade humana nem sempre é boa, nem sempre é agradável e, com certeza, não é nada perfeita. Quantos já não descobriram isso em sua própria experiência?

O texto de Provérbios 1.20-33 nos dá uma descrição dramática da importância de seguirmos a vontade de Deus. No versículo 20 diz que a sabedoria clama em alta voz nas ruas, ou seja, Deus tem repetidas vezes nos expressado sua vontade, mas muitas vezes não damos importância a ela. Achamos-nos espertos e que sabemos o que devemos fazer. Mas no verso 26 vemos o Senhor usando um recurso de linguagem surpreendente ao dizer que vai “rir” e “zombar” quando a desgraça e o que tememos se abater sobre nós, como conseqüência de nossa obstinação. Claro que Ele não fará isso, mas está usando uma figura de linguagem para mostrar como sua sabedoria é superior à nossa. E nos versos 27 a 32 vemos as conseqüências de não estarmos andando na vontade de Deus:

1. Desgraça (tudo dando errado)
2. Angústia;
3. Dor;
4. Falta de respostas nas orações;

A medicina nos ajudou a entender o conceito de sintoma. Ou seja, o mal que está nos acometendo produz certos efeitos que funcionam como sinais (sintomas) que indicam a causa de nossa enfermidade. As conseqüências descritas acima funcionam como sintomas que indicam que não estamos no centro da vontade de Deus para as nossas vidas. Servem para nos mostrar que devemos nos voltar para Deus e identificar onde temos errado e nos reconciliarmos com o Senhor nessas áreas.

Para finalizar, no versículo 33 temos as conseqüências de ouvir a Deus e andar em sua vontade: viver em segurança, estar tranqüilo e sem temor do mal.

Vale apena abraçarmos a vontade de Deus para nossa vida, e andarmos nela! 


Roberto Coutinho

Uma Nova Fase de Nosso Ministério

Queridos irmãos e amigos,

Como a maioria sabe estamos entrando em uma nova fase de nosso ministério. Após consultas aos mais próximos e busca da direção de Deus para nossas vidas decidimos juntar forças com nossos irmãos do Ministério Graça e Paz de Taubaté. Cremos ser uma união de forças que nos dará maior musculatura para avançarmos nos alvos que o Senhor têm para nossas vidas.

Nossas reuniões já passaram a ser conjuntas, nas instalações atuais do Ministério Graça e Paz, com as ministrações sendo realizadas em rodízios entre os Pastores da Comunidade da Família e do Ministério Graça e Paz, e durante um período de 3 (três) meses estaremos ajustando e entendendo melhor como serão os detalhes do funcionamento de nossos ministérios, que deverão se tornar único.

Já conhecemos os Pastores Cássio e Gislene há algum tempo e desde o início sentimos paz com a possibilidade de compartilharmos nosso ministério juntamente com eles, por termos similaridades e estarmos enfrentando desafios comuns. Isso trará enriquecimento espiritual e divisão de cargas para ambos os lados. Juntos, também, poderemos implementar projetos que, isoladamente, teríamos muito mais dificuladades para viabilizarmos. Ou seja, teremos uma sinergia espiritual e prática que nos levará a alcançarmos mais juntos.
As reuniões passam a ser, portanto, às Terças e Quintas-feiras às 19h30 e aos Domingos às 10h30, na Avenida Faria Lima, 859 (Ao lado do Bela Vista Móveis para Escritório e a 50m do Posto Shell no sentido Rodoviária Nova). Em breve, a partir do dia 8 de Junho, estarei iniciando também uma reunião de estudo da Palavra e Edificação todas as sextas-feiras, às 20 horas, com séries de estudos sobre temas pertinentes que influenciem positivamente nosso crescimento e fortalecimento espiritual frente aos desafios atuais do Cristão. Estaremos divulgando esses temas nos próximos dias.

O Pastor Cássio já possui, também, um programa de rádio na FM 105.5 Objetiva Gospel, de segunta a sexta-feira, das 14h às 15h, e todos que puderem devem ouvir e divulgá-lo também. São mensagens evangelísticas e de edificação que têm sido um instrumento de ministração ao coração das pessoas de nossa região.

Temos um projeto também, de maior alcance, já em fase final de preparação: a Rádio Online Verdade.net, que estará no ar ininterruptamente com música, ministrações e programas sobre política, negócios e noticiários em geral e que não terá uma formatação exclusivamente evangélica para que possa ser um instrumento de comunicação com toda a sociedade: com entrevistas, comentários e notícias de interesse geral mas sempre, sorrateiramente, com toques e ensinos da Palavra de Deus, para que seja uma ferramenta de evangelismo das pessoas, lá onde elas estão e tratando dos assuntos do seu dia-a-dia. Estamos trabalhando nisso juntamente com o Pastor Cássio para darmos o formato final a essa rádio online. Um projeto diferenciado que, cremos, Deus tem nos orientado a colocar em prática.

Esteja orando e participando desses novos projetos em Deus. É Ele que nos conduz em triunfo.

Amém!

Pr. Roberto Coutinho